terça-feira, 4 de dezembro de 2018

RESENHA ‘VLAD, A ÚLTIMA CONFISSÃO’


Título:
VLAD, A ÚLTIMA CONFISSÃO

 Título Original:
VLAD: THE LAST CONFESSION
Autor:
C.C. HUMPHREYS
Tradução:
MARIA JOSÉ SILVEIRA
Editora:
EDITORA RECORD
Número de páginas:
457
Ano da publicação:
2010


 O FILHO DO DIABO
Foi o monstro que virou um mito ou foi o mito que virou um monstro? Mas como diz o ditado popular: “nem sempre o diabo é tão feio quanto o pintam”.
Quem já não ouviu falar da história sobre o Conde Drácula? Um personagem da história de BRAM STOKER? O primeiro vampiro que iniciou as diversas lendas sobre vampiros?  Como não conhecer, não é mesmo? Mas, e a história sobre o homem que inspirou o autor a escrever sobre o vampiro, você já ouviu falar?  
Pois então, pouco se sabe sobre esse homem. E as poucas referências conhecidas sobre ele são mais sensacionalistas do que verdadeiras. E para desvendar a lenda, baseado em fatos, o autor nos conta a suposta história de Vlad Temper.
Vlad Temper foi um príncipe e um grande guerreiro que tocava terror por onde passava. Era conhecido como: “O empalador”. Ele foi temido por seus inimigos, por seus aliado e até mesmo por seus amigos. Mas ao contrário do Conde Drácula, de Bram Stoker, Vlad existiu de verdade.  
Ele era chamado por Drácula, ― nome o qual foi emprestado ao “vampiro” ―  que significa em turco: o filho do Diabo, porque ele era um verdadeiro monstro. Talvez nem tanto quanto contavam, mas com certeza a sua fama o precedia e mantinha o medo necessário vivo para impor respeito a seus inimigos.
Vlad era considerado por muitos um louco, como tantos outros loucos que já tocaram multidões. Mas, apesar de sua crueldade, o que ele fazia era por uma boa causa, a fé! Entretanto, quantos já não usaram a fé para justificar suas atrocidades? E foi em nome da fé, que ele se tornou a lei, o juiz e o carrasco.
Mas nenhum monstro no passado (ou do presente), em nome de seus ideais, cometeram crimes contra a humanidade sozinhos; nada conseguiriam se não houvessem outros a seguir e outros a apoiar.
Vlad, na verdade, era apenas mais um instrumento poderoso nas mãos do poder.
Vlad vale a pena ler!
Eu recomendo!

terça-feira, 4 de setembro de 2018

RESENHA 'O RETRATO DE DORIAN GREY'



Título:


O RETRATO DE DORIAN GREY’

Autor:

OSCAR WILDO

Editora:

ABRIL CULTURAL

Número de páginas:
270

1° EDIÇÃO:
1972



  O ESPELHO DA ALMA

Quem já não desejou permanecer eternamente jovem?  Manter para sempre a inocência da juventude? Já imaginou se alguém conseguisse uma maneira de nunca envelhecer?  Pois então, Dorian Grey achou, mas nunca pensou que teria que pagar tão alto!

Dorian era um rapaz alegre e sem compromisso com a vida e todos o admiravam por sua beleza. Um dia, seu melhor amigo, um pintor de talento, conseguiu capturar essa beleza em um retrato. Mas esse retrato deixou Dorian muito infeliz. Pois ele sabia que, com o passar do tempo, ele perderia o frescor da juventude. Mas seu retrato nunca perderia a beleza daquele momento. Porém, o que Dorian não sabia, era que o retrato não capturara a sua beleza física, mas sim, a beleza de sua alma!

Imagine se você ao se olhar em um espelho não visse seu reflexo, mas sim o reflexo de sua alma; como você acha que ela se pareceria?

 alma é o filtro de tudo que fazemos de bom e de ruim. De todos acertos e dos erro que cometemos. Então, mesmo que sua aparência fosse a mais pura inocência, a sua alma seria?

Quantos pecados você já cometeu? Quantas coisas ruins você já fez que possam ter magoado ou ferido alguém? Quantas mentiras? Quantas pequenas maldades, pequenos furtos, pequenos erros? São essas pequenas ações, que torna pequena a alma e a torna cheia de veneno.

As cicatrizes que trazemos no corpo, são resultados das lições que aprendemos com a vida. Mas as cicatrizes que trazemos na alma, são resultados dos erros que insistimos em cometer.

 Você conseguiria se olhar no espelho sem se assustar com o reflexo de sua própria alma?


O Retrato de Dorian Grey, eu recomendo!