Título Original: Die Verwandlung
Autor: Franz Kafka
Ano: 1912
Número de Páginas: 96
Editora: Campanha Das Letras
Número de Páginas: 96
Editora: Campanha Das Letras
É PRECISO SE METAMORFOSEAR PARA
ALÇAR VOOS
O termo "kafkiano" é visto como
algo complicado. Assim é esse livro, difícil de ser entendido no início. E, começando
pelo começo, onde ele já entra com um absurdo surreal, inimaginável: uma
metamorfose... Eu devorei o livro, queria saber de que ele falava, a que ele se
referia... Não poderia ser simplesmente “aquilo”, aquela “coisa” ... O que era
mesmo?
Ao passar as páginas, eu me sentia cada vez mais envolvida na história,
nos sentimentos, nos sofrimentos, no âmago do personagem. Apesar da repulsa da
metamorfose em si, daquele bicho asqueroso sem forma definida; e ao mesmo tempo
eu me via em seu corpo, transformada, alienada do mundo.
A história nos mostra a necessidade de mudanças. Muitas vezes precisamos
parar para analisar o que fazemos, e se o que fazemos é realmente o que queremos
ou se somos produto do que querem o que sejamos.
Algumas pessoas manipulam outras para se beneficiar, A ideia é fazê-las acreditarem
que tudo é feito por uma boa causa, mas que na verdade é apenas uma maneira de
tirar o máximo proveito possível da situação, e assim, o sacrifício se torna
uma satisfação pessoal, uma submissão.
Por isso, às vezes é preciso transformar,
mudar a forma de pensar e de agir. Passar a ver o mundo por outro ângulo, e
observar as atitudes das pessoas à nossa volta. Porque a maioria das vezes elas
roubam o que temos de mais precioso: as nossas vidas!
O livro tem só 96 páginas de pura ficção reflexiva. Uma história
interessante, fácil de ler. Só não descobri qual era o bicho, e ainda estou em
dúvida... Será que era...
Desafio você a descobrir!
Excelente!
Jussara Pires

