domingo, 31 de maio de 2015

RESENHA ‘A METAMORFOSE’, de Franz Kafka


Título Original: Die Verwandlung
 Autor: Franz Kafka
 Ano: 1912 
 Número de Páginas: 96
Editora: Campanha Das Letras
34° Edição 2015







     É PRECISO SE METAMORFOSEAR PARA ALÇAR VOOS

   O termo "kafkiano" é visto como algo complicado. Assim é esse livro, difícil de ser entendido no início. E, começando pelo começo, onde ele já entra com um absurdo surreal, inimaginável: uma metamorfose... Eu devorei o livro, queria saber de que ele falava, a que ele se referia... Não poderia ser simplesmente “aquilo”, aquela “coisa” ... O que era mesmo?

   Ao passar as páginas, eu me sentia cada vez mais envolvida na história, nos sentimentos, nos sofrimentos, no âmago do personagem. Apesar da repulsa da metamorfose em si, daquele bicho asqueroso sem forma definida; e ao mesmo tempo eu me via em seu corpo, transformada, alienada do mundo.

   A história nos mostra a necessidade de mudanças. Muitas vezes precisamos parar para analisar o que fazemos, e se o que fazemos é realmente o que queremos ou se somos produto do que querem o que sejamos.

   Algumas pessoas manipulam outras para se beneficiar, A ideia é fazê-las acreditarem que tudo é feito por uma boa causa, mas que na verdade é apenas uma maneira de tirar o máximo proveito possível da situação, e assim, o sacrifício se torna uma satisfação pessoal, uma submissão.

    Por isso, às vezes é preciso transformar, mudar a forma de pensar e de agir. Passar a ver o mundo por outro ângulo, e observar as atitudes das pessoas à nossa volta. Porque a maioria das vezes elas roubam o que temos de mais precioso: as nossas vidas!

   O livro tem só 96 páginas de pura ficção reflexiva. Uma história interessante, fácil de ler. Só não descobri qual era o bicho, e ainda estou em dúvida... Será que era...

    Desafio você a descobrir!


    Excelente!


Jussara Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário