Editora: Sextante
Autor: Paulo Coelho
Ano: 2014
Número de Páginas: 240
AQUELE ALGO MAIS...
Como todas as histórias
contadas por Paulo Coelho, essa também deixa uma vasta possibilidade de interpretações,
que depende tão somente da vivência e da maturidade de quem for ler.
O adultério é o
ato máximo da traição de um cônjuge que jurou fidelidade. Mas o adultério é normalmente
cometido pela maioria dos homens, quase como uma ostentação de sua masculinidade.
Porém, não é visto bem assim, quando cometido pelas mulheres...
Linda é a
protagonista desta história. Ela é uma mulher bonita, bem relacionada, e tem um
bom emprego. Sua vida financeira é estável, possui filhos adoráveis, um marido amoroso
e compreensivo. E a maioria de suas amigas a invejam. Não há motivos para ela se queixar da vida, porém,
Linda não é feliz.
Quantas vezes nos
perguntamos: será que a vida é só isso?
Pois bem! Foi
o que aconteceu com Linda. A cada dia que passava ela se via mais infeliz, mas
ela não sabia dizer o porquê. E pior... Ninguém parecia perceber a sua
infelicidade...
E não chega a
ser uma surpresa encontrarmos pessoas que trilham caminhos preestabelecidos
como sendo ideais para alcançar a felicidade. Mas que, debaixo desta falsa
felicidade está estampado o descontentamento, por não ser verdadeiro consigo
mesmo, e as frustações, por não fazer o que realmente gostaria de fazer.
Mas afinal, de
quem seria a culpa da infelicidade e infidelidade de Linda?
Segundo a
minha interpretação, a culpa seria tão somente de suas escolhas e dos caminhos
que ela mesma traçou para chegar aos seus objetivos. Porque ao invés de viver para
satisfazer aos seus anseios, ela vivia procurando satisfazer às exigências impostas
pela sociedade: ser a mulher mais desejada, a mãe mais esperada, uma ótima profissional,
ou seja: ter uma vida perfeita.
O pecado cometido
por Linda não foi procurar o algo a mais que faltava em sua vida nas mãos de
outra pessoa, mas acabou encontrando a resposta aonde nunca pensou que
encontraria, e a única coisa de que precisava para ser feliz.
Uma história
simples, comum e até boba, pode-se dizer. Mas com um conteúdo de profunda
reflexão sobre a vida. E assim nos mostra Paulo Coelho, que a vida não é
complicada é preciso apenas saber interpretá-la.
Muito bom!
Jussara Pires

Que resenha Jussara! Eu tive muita vontade de ler este livro, mas li algumas resenhas negativas que acabei desanimando dele e adiei a compra. Voltarei colocá-lo na minha lista de desejado.
ResponderExcluirBjos
Obrigada, Kênia! Aprecio seu comentário. Fico feliz em passar uma ideia positiva do texto, e é exatamente assim que eu vejo, Você irá gostar da história,
Excluir