quinta-feira, 7 de maio de 2015

RESENHA ‘ADULTÉRIO’ de Paulo Coelho.



Editora: Sextante
 Autor: Paulo Coelho
 Ano: 2014
 Número de Páginas: 240





AQUELE ALGO MAIS...

Como todas as histórias contadas por Paulo Coelho, essa também deixa uma vasta possibilidade de interpretações, que depende tão somente da vivência e da maturidade de quem for ler.
O adultério é o ato máximo da traição de um cônjuge que jurou fidelidade. Mas o adultério é normalmente cometido pela maioria dos homens, quase como uma ostentação de sua masculinidade. Porém, não é visto bem assim, quando cometido pelas mulheres...
Linda é a protagonista desta história. Ela é uma mulher bonita, bem relacionada, e tem um bom emprego. Sua vida financeira é estável, possui filhos adoráveis, um marido amoroso e compreensivo. E a maioria de suas amigas a invejam.  Não há motivos para ela se queixar da vida, porém, Linda não é feliz.
Quantas vezes nos perguntamos: será que a vida é só isso?
Pois bem! Foi o que aconteceu com Linda. A cada dia que passava ela se via mais infeliz, mas ela não sabia dizer o porquê. E pior... Ninguém parecia perceber a sua infelicidade...
E não chega a ser uma surpresa encontrarmos pessoas que trilham caminhos preestabelecidos como sendo ideais para alcançar a felicidade. Mas que, debaixo desta falsa felicidade está estampado o descontentamento, por não ser verdadeiro consigo mesmo, e as frustações, por não fazer o que realmente gostaria de fazer.
Mas afinal, de quem seria a culpa da infelicidade e infidelidade de Linda?
Segundo a minha interpretação, a culpa seria tão somente de suas escolhas e dos caminhos que ela mesma traçou para chegar aos seus objetivos. Porque ao invés de viver para satisfazer aos seus anseios, ela vivia procurando satisfazer às exigências impostas pela sociedade: ser a mulher mais desejada, a mãe mais esperada, uma ótima profissional, ou seja: ter uma vida perfeita.
O pecado cometido por Linda não foi procurar o algo a mais que faltava em sua vida nas mãos de outra pessoa, mas acabou encontrando a resposta aonde nunca pensou que encontraria, e a única coisa de que precisava para ser feliz.
Uma história simples, comum e até boba, pode-se dizer. Mas com um conteúdo de profunda reflexão sobre a vida. E assim nos mostra Paulo Coelho, que a vida não é complicada é preciso apenas saber interpretá-la.


Muito bom!

Jussara Pires


2 comentários:

  1. Que resenha Jussara! Eu tive muita vontade de ler este livro, mas li algumas resenhas negativas que acabei desanimando dele e adiei a compra. Voltarei colocá-lo na minha lista de desejado.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kênia! Aprecio seu comentário. Fico feliz em passar uma ideia positiva do texto, e é exatamente assim que eu vejo, Você irá gostar da história,

      Excluir